quarta-feira, 10 de junho de 2009

Proposta cultural inédita no Engenho da Calheta

A vila da Calheta tem até segunda-feira uma proposta cultural inédita. 'Engenho de Artes' é a iniciativa organizada pela Arteventos, que transforma por estes dias a Sociedade de Engenhos da Calheta numa autêntica galeria de arte, onde 25 artistas expõem trabalhos desde a pintura à escultura, passando pela instalação, etc.

A inauguração da exposição 'Desenhos' de Francisco Simões, patente na adega do Engenho, marcou simbolicamente o arranque do evento que registou a presença do director regional dos Assuntos Culturais e do presidente da Câmara Municipal.

A noite trouxe a animação através do Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha, seguida da actuação do grupo musical Synergroove. Hoje à noite, a partir das 21 horas há música ao vivo com a actuação do grupo Seis Po'Meia Dúzia e os The Grumpies. Depois, a animação transfere-se para a discoteca Art Caffé, onde terá lugar a 'Festa Branca'. Entretanto, ao longo do dia, as exposições estarão abertas ao público, todos os dias, entre as 10 e as 23 horas.

As actividades de animação paralelas às exposições regressam depois na sexta à noite, continuam no fim-de-semana, terminando na próxima segunda-feira.

O responsável pela DRAC classificou de "interessante" este projecto que contempla "um diálogo entre o passado [engenho] e o presente [arte contemporânea]". A "capacidade dos artistas apresentarem propostas de intervenção neste espaço", foi também destacado por João Henrique Silva, que ressalvou que "a tradição sustenta-se na medida em que se renova". Daí, "o diálogo criativo entre as marcas do passado e a aquilo que se propõe para o futuro" através do "apelo à imaginação criadora dos artistas". Enalteceu a iniciativa como forma de atrair mais "apreciadores e espectadores" das artes plásticas a um espaço importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário